Eu, particularmente, sou grande fã de Java. Fiquei um tempo frustrado ao ver que Java não tinha um executável fácil. Existe a opção de criar um arquivo .jar (java archive), e ainda assim, além de tudo, não funcionava com duplo clique. Tinha que executar o .jar pelo terminal ou prompt. Além disso, ainda tinha que configurar o manifesto e todo aquele blablablá. Felizmente, descobri uma maneira interessante de "criar" um executável para Java. O truque é bem simples, vamos criar o nosso arquivo em Java normal, compilamos e vai gerar o nosso arquivo .class. Ao invés de irmos ao terminal (ou DOS, depende do seu SO) e digitarmos o comando para executar o arquivo .class: java nomedoarquivo, nós simplesmente vamos encapsulá-lo em um arquivo .c ou .cpp e executá-lo neste arquivo usando a função system(); . Legal, né? Ótimo, vamos tentar colocar em prática:
Vamos criar um arquivo em Java que abre uma GUI (Graphics User Interface) desejando a você um "Feliz Ano Novo! Boas festas!", é bem simples, mas vai demonstrar o que eu quero.
Segue o código do nosso arquivo gui.java:
import java.awt.BorderLayout;
import javax.swing.JFrame;
import javax.swing.JPanel;
import javax.swing.JLabel;
public class gui extends JFrame {
JPanel painel;
JLabel msg;
public gui() {
super("UECEANO");
}
public void criaJanela() {
painel = new JPanel();
msg = new JLabel("Feliz ano novo! Boas festas!");
painel.add(msg);
getContentPane().add(painel, BorderLayout.CENTER);
setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE);
pack();
setVisible(true);
}
public static void main(String[] args) {
gui janela = new gui();
janela.criaJanela();
}
}
Pronto, até aqui temos o nosso arquivo em java. Para compilar e executar, abra o terminal e digite: javac gui.java && java gui (Certifique-se que você tem o JDK e a JVM instalado no seu computador. Você poderá encontrá-los para download no site oficial). Certo, agora vamos ao segundo passo, criar o nosso executável de duplo clique:
Crie um arquivo em C ou C++ (ou qualquer outra linguagem compilada que crie um executável). Eu vou escolher C. Chamarei o meu arquivo C de AnoNovo.c. O código dele é bastante simples:
int main() {
system("javac gui.java && java gui");
return 0;
}
Pronto, só isso. Simples, não? Mas calma, agora vamos gerar o nosso executável em C que irá executar o nosso arquivo Java. Para criar, abra o terminal e digite make AnoNovo (certifique-se que você tem um compilador C instalado. Caso não o tenha, poderá baixá-lo com um sudo apt-get install gcc). Com isso, teremos o nosso arquivo AnoNovo.exe. Pronto, basta dar 2 cliques, e ele irá executar o nosso arquivo Java. :)
Antes, algumas observações:
- Os arquivos precisam estar na mesma pasta.
- Caso os arquivos estejam em uma pasta, e você crie um link, você precisará colocar o caminho da pasta na função system do AnoNovo.c ( Por exemplo: system("cd MeusDocumentos && javac gui.java && java gui");
- Caso você esteja no Linux, você está dando 2 cliques e ele não está executando, faça os seguintes procedimentos:
- Clique no executável com o botão direito e em seguida, no menu, clique em Propriedades ;
- Abrirá uma janelinha com as guias "Básico", "Emblemas", "Permissões", "Abrir com" e "Notas". Clique na guia Permissões
- Marque a opção "Permitir execução do arquivo como um programa" e feche a Janela.
Sem mais, o seu executável agora já está funcionando corretamente. Desejo um feliz ano novo, boas festas, muita paz, saúde, amor e sucesso a todos!
Um grande abraço,


Muito complicado, não
ResponderExcluir