Olá, amigos!
Como esta é a minha primeira postagem no blog, vou ensinar agora algo bem simples, mas que será útil na minha próxima postagem, que é criar a senha do usuário root no linux. Para quem não sabe, todo sistema operacional tem um usuário cujo acesso é irrestrito a todos os arquivos na máquina. O root também é conhecido como uma conta de "administrador". Pois bem, o usuário root pode limitar os acessos a arquivos/processos a qualquer usuário da máquina (inclusive a si mesma). Uma maneira de verificar a quem está acessível um arquivo é o comando utulizado no terminal ( Aplicativos > Acessórios > Terminal ) ls -l nomedoarquivo. Por exemplo:
Ou seja, o arquivo pertence ao usuário "rafael" do grupo "rafael" (o nome do usuário e grupo do meu pc é rafael, por isso que apareceu 2x no meu terminal).
O comando su: uma abreviação de substitut user, nos permite 'logar' como outro usuário. Por exemplo su rafael. Mas su também é uma abreviação de super user, portanto se digitarmos somente su no terminal, ele tentará se logar como root e pedirá a senha, mas caso seja a primeira vez, precisamos criar a senha do root primeiro usando o comando sudo.
O comando sudo: nos dá alguns privilégios de outro usuário, inclusive o root. Usaremos ele para criar nossa senha do root. Digite no terminal sudo passwd, em seguida digite a sua senha. Em seguida, ele pedirá para você digitar a senha do root e a confirmação.
Pronto, sua senha do root já foi criada. Para obter as regalias do root, basta digitar no terminal su e em seguida digitar a sua senha.
E para sair do modo root basta digitar exit. É isso, gente, hoje foi bem simples mas no próximo post será mais interessante para alguns. Obrigado e até a próxima.


Nenhum comentário:
Postar um comentário